16 julho 2010

Isto é só

Um senhor em Barcelona, batendo à porta de si mesmo

A gente só tem a gente. No fundo, lá no fundo, essa é a realidade. Qualquer outra interpretação é espera. No outro. Que o outro fale, que o outro perceba, que outro entenda. Não entende. Porque não é a gente. Imagina que entende, mas não enxerga porque os olhos são outros, ainda que da mesma cor.

A gente só tem um: o íntimo ou o espírito, o pensamento ou o sexto sentido. Fala um de cada vez, mas a gente cisma em ensurdecer por dentro e ouvir um outro. O alheio parece mais sábio, tem mais razão. Fala mais alto.

Qualquer boa vontade alheia é lucro. Ou caridade, compaixão, gentileza, consideração. Com um pouco de sorte, amizade; mais sorte ainda – muito mais! –, amor. Mas tudo isso não é da gente, é de quem o tem. Porque a gente, ah, a gente sabe, no fundo, lá no fundo, que não tem ninguém.


P.S.: Escrevi este texto no interminável trânsito paulistano, nesta noite chuvosa de sexta-feira. Parei em uma padaria e tive a sorte de encontrar pão de laranja quentinho. Ao sair, dei de cara com uma obra grande e li na placa do arquiteto o nome da minha melhor amiga-irmã. Isso me sacudiu, sobretudo porque passo ali diariamente e nunca havia visto a tal placa. Talvez, no fundo do no fundo-lá no fundo, a gente tenha alguéns, sim.

11 comentários:

Fernanda disse...

Amiga...com certeza você tem alguém.Alguém que te ama, que te respeita,te admira,que te entende, que torçe por você, que te escuta, que se preocupa.
Alguém que te considera imensamente e estranhamente de muito além daqui.Você é minha amiga e sempre está acima do bem e do Mal.Você é minha Kandy.

Anônimo disse...

Ai ai... nessas horas que bate um egoísmo, uma vontade de pedir pra você escrever mais. Por isso me pego as vezes vindo direto aqui no blog, pra ter certeza que não tem mesmo texto novo, e que o leitor RSS não enlouqueceu.

Obrigado por abrir sua janela, Kandy!

Thales

josue mendonca disse...

"é espera"

abraço

elke julie disse...

Às vezes parece mesmo que só existe nós e que qualquer sentimento por nós que vem de fora é lucro, mas não acredito em coincidências. Tem alguém a nos espiar sim, este é o alguém que nunca nos decepciona e em quem deveríamos sempre confiar, sem vacilar.

Fernanda suaiden disse...

Ainda não vi quem expresse tão bem os sentimentos como você. Esse texto é bem verdade. Fez com que me lembra-se das seguintes palavras bíblicas (palavras do livro que norteia minha vida):
"Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!" Jeremias 17-5
"Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia." Salmos 34-8

Camila Blanco disse...

É, não temos ninguém, mas viver sozinho é tão doloroso que precisamos alimentar essa ilusão.

C. disse...

ei. lindo isso.

Unknown disse...

Kandy,
Pode que seja difícil encontrar alguém, alguém de verdade que realmente esteja ao nosso lado e que nós também estejamos a seu lado, mas uma coisa eu tenho plena certeza: - você é uma artista com as palavras!

Emerson Batista disse...

Kandy...

Ótimo texto...
Não é verdade que a gente só tem a gente... Talvez não nos damos conta! Mas, viver é isso! Talvez só percebemos isso quando realmente precisamos. Quando acreditamos não ter ninguém!

Bjss

Emerson Batista disse...

Kandy...

Em tempo!
Em uma fase muito difícil escrevi este texto... se puder leia...

Bjsss

http://emersonbatista.blogspot.com/2009/12/verdadeira-essencia.html

Anônimo disse...

OLá!!
Muito obrigada por disponibilizar o link para que eu pudesse ler na íntegra!
Adorei.

Bjs