22 fevereiro 2007

Dama de folhas

"A ventania misteriosa
passou na árvore cor-de-rosa
e sacudiu-a como um véu
um largo véu na sua mão.
Foram-se os pássaros para o céu
mas as flores ficaram no chão."
Cecília Meireles

A ventania vive passando misteriosamente na vida da gente. Mas existe também o que foi concebido pássaro, que tem em si um bônus celeste para poder escolher a árvore em que vai ficar. Isso para não falar das flores, que caem desiludidas ao chão depois de já terem embelezado alguma árvore. Não têm culpa de terem nascido poesia.

De todos, ultimamente ando árvore: sinto e resisto à ventania apesar de pender; acolho pássaros consciente de que um dia eles se vão; produzo flores sabendo que cairão, embora me esforce numa companhia silenciosa enquanto ainda estão no chão, esperando que um infortúnio as venha varrer dali.

Entretanto, não é fácil estar árvore. As raízes não deixam voar ou cair. É preciso ser impávido e agüentar tudo, porque acontecimentos alados ou pessoas passarinhentas, livres e muito avulsos, sempre se vão para o céu, e, inevitavelmente, as flores-lembrança acabam ficando no chão.

Talvez essa seja a razão de as folhas caírem: jeito desvairadamente elegante que as árvores têm de chorar. Umas, mais desesperadas, despem-se de vez. Outras, de espécie mais comedida, demoram mais para se recuperar da angústia e vão desfolhando aos poucos, até a mais completa nudez. Mais dia, menos dia, recompõem-se com a ajuda do tempo, faça chuva ou faça sol, pouco importa.

Será essa a minha sina? Como árvore que se preze, esperar, impassível, outras ventanias passarem? Não. Creio que, antes disso, é aprender a conviver com as intempéries imprevistas pela minha ingênua meteorologia.

Para tanto, posso contar com uma única certeza: ser forte por natureza.




7 comentários:

Ricardo disse...

Como fazer o primeiro comentário sobre uma pequena jóia que se nos depara diante dos olhos? Passo...

Anônimo disse...

Estava com saudades dos seus posts, aqueles tais sinos já tinham "dobrado" demais e esse dá árvore ficou tão lindinho!
Você sabe que adoro metáforas, né!
BJS

Anônimo disse...

muito bom kandy !!!
quem disse que é facil ser arvore ???
ótimas metáforas..

Fernanda suaiden disse...

Meu Deus, que coisa mais LINDA!
Fiquei emocionada. Perfeito!!! Pequena jóia que NADA! Um enorme diamante!

Balu disse...

Uma metáfora perfeita... nós e as árvores, lindo!

Desculpa não ter respondido ainda ao teu mail, queria muito mas, com tantas mudanças o tempo é coisa que não abunda por estes lados. Felizmente está tudo a correr bem e em breve responderei ao mail, sem dúvida!!

Tudo de bom
Até breve
Sara

Anônimo disse...

Belo texto, belas metáforas, bela foto.

Anônimo disse...

amei! :)
PS Apareça no msn de vez em qdo, amiga! Tô com saudades!