29 maio 2006

Tudo tem limite?


O cara estava tranqüilo: bem profissionalmente depois de muito batalhar, tinha conseguido casa própria, algumas viagens de férias, um carro razoavelmente confortável, um celular com câmera digital, um computador com monitor flat e um iPod. Básico.

Um belo dia, porém, tendo deixado seu carro estacionado em uma rua mais tranqüila que ele, viu-se surpreendido por um até então cidadão, ainda mais tranqüilo que a rua, que disse a ele, enquanto apagava um toco de cigarro com a sola do sapato:


— Putz, tio, cê demorô pra caramba! Tô aqui esperando pra roubá você e seu carro faiz um tempão!

O cara da paz levantou a sobrancelha em sinal de protesto (é, é assim que os tranqüilos protestam: silenciosos, mas expressivos). Tentou reunir alguns argumentos enquanto observava o cigarro na calçada, todo amassadinho, para então responder:

— Desculpa, irmão. Isso não vai mais acontecer. Toma a chave, minha carteira, meu celular...

Diante da falta de reação da vítima, aquela subserviência gratuita, o ex-cidadão resgatou de suas profundezas obscuras um resquício de humanidade:

— Toma dois real, malandrage, pra você pegá pelo menos um busão. Aproveita que hoje eu tô bonzinho...

O cara da paz estava inteiro, embora moralmente destruído. Foi embora resignado, agradecido por aquela esmola que o permitiria chegar em casa. Eram duas conduções, na verdade, mas o ex-cidadão não tinha culpa, como ele podia adivinhar??!!!



7 comentários:

rafael fermiano disse...

Liberdade é morar em um apartamento com seguranças e porteiro. Na garagem carro blindado, e nas escolas, entre grades, um monte de futuros marginais com coletes à prova de balas...

EU ainda ando a pé, e sinto o vento em meu rosto, e acredito que os errados são "eles"...

Fica assim, você se delicia por lá(se conseguir haha) e eu sempre que puder dou um pulo na janela pra sentir esses ventos...

Anônimo disse...

Muito bom Kan, mais com quem vc aprendeu a falar assim!!!!rsrsrsrsrrsrs.Beijos

Anônimo disse...

Kandy, tem uma banda na estrada atualmente chamada F.UR.T.O. (tente achar na net, é fácil) que faz música e poesia com o olhar de quem está do lade de lá... tem uma música em especial, chamada "Amém calibre 12" que é violentamente realista. Dê uma olhada.

Anônimo disse...

É, a cada dia vemos mais e mais ex-cidadãos à nossa volta, infelizmente. Parabéns pelo texto !
Ah, e pela foto também ... de Portugal ?

Kandy disse...

Neto, a foto é de Portugal, sim, de uma cidadezinha chamada Mértola vista pela fresta do muro de um castelo (um ângulo bonito, mas de visão limitada). No caso da foto, é limitação do olhar; na história, é limitação de ação. Tudo invertido...
Obrigada por ler!

Anônimo disse...

Olha a kandy nos surpreendendo novamente....

desculpe a curiosidade, mas eu li uns comentarios e descobri que essa foto é de Portugal..... quando eu vou ver sua fotos, hein ?
E mais... aquela fê é a nossa fê ?
Deixei scrap pra ela, mandei msg no cel e ela não me responde, se falar com ela, diz que eu tentei me comunicar, mas não foi possivel estabelecer contato..hahaha.

Parabéns kandy...
Bjão

Kandy disse...

Sérgio, você, como sempre, é bem generoso. Primeiro, por me comparar ao Borges (quem me dera!), segundo, por me permitir aprimorar sempre a minha imaginação, mergulhando fundo na literatura, quando reviso seus livros. A idéia do blog não foi minha (eu até que era bem resistente a ela!). Mas confesso que está sendo bem divertido. Quando a gente decide colocar as idéias na janela, começa a arejar a mente... e isso é bem saudável. Eu não achava que as coisas poderiam se inverter um dia... que ironia, você, meu leitor! ;-)